Acolhida na Colônia

Witmarsum

Witmarsum está localizada nos Caminhos do Alto Vale e encanta por suas belezas naturais e pela cultura do seu povo. Cada pedacinho desse paraíso e seus recursos naturais potencializam a prática do ecoturismo e de esportes de aventura. Seus vales formam inúmeros cânions e corredeiras em rios, que propiciam a prática do rafting, rapel, canoagem e boia-cross em águas e desníveis fluviais. A vocação para o agroturismo é visível quando se degusta um autêntico café colonial ou almoço caseiro à base de produtos da terra, nas propriedades rurais que guardam riquezas culturais deixadas pelos imigrantes.

Em 1930, um elevado número de russos, em sua maioria, Menonitas, provindos da Ucrânia aqui se instalou, dando à nova terra o nome de Witmarsum. O nome do fundador dos menonitas é Menno Simons – dai o nome Menno – Menonitas. Menno Simons nasceu na cidade de Witmarsum na Holanda. Witmarsum, onde segundo a Universidade da Holanda: WITMAR era o nome de um príncipe e SUM significa jardim. Em resumo, Witmarsum significa JARDIM DE WITMAR.

Em 1954, quando Presidente Getúlio teve sua emancipação, Witmarsum ficou pertencendo ao município de Presidente Getúlio, sendo mais tarde criado o distrito de Witmarsum.

Witmarsum conquistou sua autonomia política, através da Lei n° 826 de 17 de maio de 1962, e foi instalado em 15 de junho do mesmo ano, data em que comemora-se o Dia do Município.

População

Tem uma população de 3250 habitantes, sendo que a maioria reside na Zona Rural. É formado por descendentes de alemães, italianos, ucranianos, poloneses e outros.

Cidades Próximas

Vitor Meireles (10km) e Salete (25km), ligação por estrada de barro; Dona Emma (18km), Presidente Getúlio (28km), Ibirama (42km), Rio do Sul (70km) e Blumenau (100km), ligação por Rodovia pavimentada.

Festa e Eventos

Festa do Colono e Motorista (mês de julho – Pavilhão Municipal de Eventos – Centro) e demais festas de igreja, nas comunidades.

Atrativos Turísticos

  • Famílias envolvidas com o Projeto Acolhida na Colônia (Olírio Warmeling – Serra Cambará; Andrino Steffen – Vila Nova; Emília Lunelli – Tifa Jacupemba – Gnadental)
  • Centro Cultural Paul Zerna – Centro
  • Cachoeira Cambará
  • Salto Rio Krauel (antiga atafona) – Centro
  • Igreja Evangélica de Confissão Luterana (1ª Igreja do município) – Waldheim
Clique e conheça os Destinos da Acolhida em Witmarsum


Conheça os Destinos & Experiências da Acolhida:

Siga a Acolhida nas Redes Sociais