Chácara Santa Edwirges
História da Propriedade
Dona Irma nasceu na cidade de Pedralva, sul de Minas Gerais, em 1941. Filha de agricultores, ela e seus 11 irmãos, desde a infância, tiveram contato com a agricultura familiar e com a alimentação saudável. Todos os filhos ajudavam em casa e foram estimulados, pelos pais, a trabalhar com a terra e ao mesmo tempo estudar. O pai nunca deixou a filha largar os estudos mesmo a menina tendo que andar diariamente 12 km para chegar na escola. O nome dado à chácara, Santa Edwirges, veio por conta da promessa feita à santa (protetora dos endividados) de homenageá-la ao saldar dívidas altas contraídas com a compra da propriedade. Anos depois mudou-se para São Paulo para fazer o curso de Auxiliar de Enfermagem. Formada, trabalhou por 33 anos no Hospital Beneficência Portuguesa, no bairro da Bela Vista. Comprou a Santa Edwirges em 1985. Mas só foi morar na chácara ao se aposentar em 2001. Viúva desde 1990, dona Irma cuida de toda a produção com muito trabalho e dedicação. O nome dado à chácara, Santa Edwirges, veio por conta da promessa feita à santa (protetora dos endividados) de homenageá-la ao saldar dívidas altas contraídas com a compra da propriedade. Além do dom para plantar, dona Irma também herdou da mãe e das avós o prazer pela culinária. Cozinheira de mão cheia, é conhecida pelo “cozido” que fica horas no fogão à lenha, além da galinha caipira do próprio galinheiro, os biscoitos mineiros de receita da família e o famoso bolo de mandioca com coco, tudo originário da sua propriedade.
Especialidades Culinárias
Cozido com galinha caipira da propriedade, feito no fogão à lenha. Bolo de mandioca com coco, biscoitos mineiros, doces caseiros. Biscoito de polvilho da dona Irma, o mais famoso de Parelheiros.
Produção da propriedade
Banana, jabuticaba, caqui, acerola, abacate, limão, cidra, seriguela, urucum (processado), alface, agrião, couve, brócolis, escarola, salsinha, cebolinha, coentro, açafrão, ora pro nobis, inhame, abóbora, mandioca, batata doce, ovos (tem um espaço menor mas com grande diversidade), erva doce.
Leve para casa
O que estiver disponível na horta na ocasião da visita segundo a sazonalidade.
Atividades
Realização de trilha. Visita à horta orgânica e agroecológica: alface, agrião, couve, brócolis, escarola, salsinha, cebolinha, coentro, açafrão, ora-pro-nóbis, inhame, abóbora, mandioca, batata doce, erva doce.Visita ao pomar orgânico: banana, jabuticaba, caqui, acerola, abacate, limão, cidra, seriguela. Visita ao galinheiro caipira. Oficina de produção de especiarias: colorau feito com urucum, açafrão seco e moído, gengibre em conserva e em pó.
Coordenadas Gerais
Proprietária: Maria Irma Santiago Passos
Município: São Paulo – SP
Comunidade: Parelheiros
Localização: Estrada da Ponte Seca, 52 – Nova Parelheiros, São Paulo – SP, CEP: 04896-000
Propriedade com 4.400 metros quadrados, cercada por mata nativa
Distante 45 km do Marco Zero na Praça da Sé, centro de São Paulo.
Telefones para reserva:
(11) 3120-5937
E-mail:
acolhendo@arariba.com
Como Chegar: Google maps