Acolhida na Colônia

Sítio Sant’Ana

001 01 02 11 13 07 03 04 05 09 06
<
>

História da Propriedade

A propriedade foi adquirida pelo casal de origem alemã, João Reichert e Maria Beatriz Gáss Reichert (in memorian) no ano 2000. A partir daí foram iniciadas algumas benfeitorias, sendo que o pomar de maçã orgânica foi implantado em 2001. No início encontraram algumas dificuldades para o controle de pragas, principalmente a mosca das frutas. Foi um momento de decisão, se iriam continuar conduzindo o pomar de forma orgânica ou se iriam desistir. Incentivado pela esposa a persistir, pois tinham uma preocupação muito grande com a saúde, buscaram conhecimentos que iniciou através de uma viagem técnica organizada pela Epagri, para o Rio Grande do Sul, nos municípios de Antônio Prado e Ipê com o intuito de verificar a forma como conduziam seus pomares orgânicos. Descobriram então, que o meio mais eficiente para o controle desta praga era o ensacamento dos frutos, pois impede que a mosca da fruta cause danos a produção.  Adotaram então esse sistema e com ele permaneceram trabalhando por 13 anos com muito sucesso.

Apesar do ensacamento ter se mostrado eficiente no controle de pragas, ele exigia uma grande de mão de obra, que com o passar o tempo foi onerando o custo de produção. Novamente era hora de repensar sua atividade e sem contar tempo Seu João buscou apoio e incentivo dos programas estaduais, foi aí que surgiu a orientação de uma nova técnica, já adotada por pomares da região serrana, o envelopamento do pomar com tela anti granizo, que se mostrava eficiente para o controle da mosca da fruta e também na redução dos custos. Adotou-se então, em 2017, esse novo sistema, do qual está colhendo excelentes frutos. Venham conferir!

Especialidades Culinárias

Para a recepção de grupos é servido um delicioso suco de maça e degustação de maçã.

Experiências

O Sítio Sant’ Ana oferece dias de campo sobre maçã orgânica, visitas técnicas para conhecer o pomar, colha e pague, turismo pedagógico e degustação das frutas.

Produção da propriedade

A principal atividade na propriedade é a produção de maçã orgânica, mas também se produz o feijão orgânico (em menor quantidade, em torno de 300 kg).

Leve para casa

Maçã orgânica e vinagre caseiro de maçã.

Atividades de Lazer nas redondezas

São Joaquim é um dos municípios que se destaca pelo frio, a neve e a geada. Dentre os principais pontos turísticos estão: a Igreja Matriz, o Mirantes dos Pinheiros, Belvedere, Museus, Exponeve, Parque da Maçã, Cascata do Pirata, além das charmosas vinícolas que tem tornado o município uma referência de qualidade na produção da viticultura.

Próximo do Sítio Sant’ Ana, cerca de 5,5 km, você pode visitar e comprar cervejas artesanais na Cervejaria Boava Bier.

E se preferir ficar hospedado, aproximadamente 7 km da propriedade, tem a Pousada Boava.

Coordenadas Gerais

Proprietário: João Reichert

Município: São Joaquim

Comunidade: Boava

Propriedade com 20 hectares

05 hectares de mata nativa

17 Km do centro de São Joaquim

295 Km de Florianópolis

Telefones para reserva:

49 991548682 – Seu João

E-mail:

joãoreichert05@gmail.com

Como Chegar: Google Maps

Experiências

disponíveis neste destino:
  • Armazém da Colônia
  • Atividades para Crianças
  • Colha e Pague


Conheça os Destinos & Experiências da Acolhida:

Siga a Acolhida nas Redes Sociais