Acolhida na Colônia

Engenho de Farinha do Seu Dato

Engenho de Farinha do Seu Dato Engenho de Farinha do Seu Dato Engenho de Farinha do Seu Dato Engenho de Farinha do Seu Dato Engenho de Farinha do Seu Dato Engenho de Farinha do Seu Dato Engenho de Farinha do Seu Dato
<
>

 

História do sítio

No meio rural de Itapema há muitas histórias para contar e vivenciar. Experiências do passado que na atualidade ainda produzem frutos. Uma delas está bem no coração do Sertão do Trombudo, às margens da Estrada Geral, onde funciona, há mais de um século, o Engenho de Farinha do Seu Dato. Embora já tenha deixado a vida terrena, o agricultor Deodato Rocha soube muito bem passar o ofício de seu pai, Anizio Rocha, para a filha, Salete Rocha Melzi, que também cativou o marido, Pedro Melzi, para a produção de farinha com instrumentos ainda seculares.

No engenho, aos moldes daqueles construídos no início do século 20, o raspador lava e tira a casca das raízes de mandioca. Depois, o produto segue para um tanque com água, onde acontece a limpeza manual. A próxima etapa é transformar as raízes em polpa em um moedor e depois prensá-las, esfarelá-las e torrá-las. Esse é um trabalho feito há mais de 100 anos nos engenhos de farinha. Se fôssemos nos modernizar mais, o produto teria qualidade diferente, que perderia para a farinha produzida atualmente, pois descartaria as verdadeiras propriedades da mandioca, analisa Seu Pedro.

Há cerca de 45 anos, o Engenho do Seu Dato era produtor de açúcar. Naquela época, o beneficiamento era feito com dois bois na mulandeira e “muita mão na massa”. Todavia, a produção era mais para sustento próprio da família. Com as facilidades de um novo tempo e as novidades introduzidas com o tempo, o engenho atualmente não produz apenas farinha. Permanece aberto à visitação de estudantes e inúmeros visitantes que buscam informações de como funcionava hoje o velho engenho do Seu Dato.

Os clientes são fiéis, quase todos de famílias que já compravam a farinha no passado, vindos de cidades como Camboriú e Bombinhas, além de Itapema. Com o projeto Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS) implantado pela Epagri, a produção aumentou e o trabalho também. Por isso, Pedro e Salete ainda contam com a ajuda dos dois filhos nos feriados e fins de semana safra. (Texto: Fundação Municipal de Cultura de Itapema)

Experiências e atividades na propriedade

O enfarinhamento inicia em junho e segue até setembro, produzindo anualmente 13 mil quilos de farinha. Durante este período, a família recebe a visita de estudantes para o turismo pedagógico com o objetivo de repassar a história e a tradição do engenho de farinha.

Produção da Propriedade

O Engenho de Farinha do Seu Dato produz, atualmente, cerca de 13 mil quilos de farinha beneficiada, em aproximadamente 80 dias. A produção, maior do que no passado devido às tecnologias e ao conhecimento implantados, poderia ter número mais expressivo, não fosse a chuva que atinge a área pequena da plantação, obrigando seu Pedro a comprar raízes de mandioca para transformá-las em farinha.

Leve para Casa

O visitante poderá levar para casa a farinha produzida no engenho.

Coordenadas Gerais

Nome da Propriedade: Engenho de Farinha do Seu Dato

Proprietários: Salete Rocha Melzi e Pedro Melzi

Município: Itapema

Comunidade: Sertão do Trombudo

Hectares da propriedade:  2 hectares

1 ha de mata nativa

Propriedade localizada:

6,2 km do centro de Itapema

70 km de Florianópolis

Telefone para reserva: 

47 99144 4197

Como chegar: GoogleMaps

Experiências

disponíveis neste destino:
  • Agroecologia
  • Armazém da Colônia
  • Turismo Pedagógico


Conheça os Destinos & Experiências da Acolhida:

Siga a Acolhida nas Redes Sociais