Acolhida na Colônia

Sítio Florbela

01 05 07 08 12 13 14 15 16 19 20 21 22 23
<
>

História da Propriedade

O Sítio Florbela nasceu em 2013, foi batizado com o nome de uma tia avó muito querida da Elaine, nascida e criada no Sul da Ilha, ela era parteira e contadora de histórias, Elaine cresceu ouvindo a tia Florbela, a luz do lampião, contando os casos da localidade.

Assim que o casal Elaine e Serginho e a filha Dora chegaram no Sítio começaram as ações agroecológicas. “Estamos construindo um projeto de vida mais sustentável, onde cultivamos alimentos e recuperamos o solo”.

A família é apaixonada pelo lugar, no sítio se sentem em casa, integrados com a natureza e com a cultura.

Dentre as iniciativas agroecológicas, podemos citar o plantio em SAFs ( Sistemas Agroflorestais) baseado na Agricultura Sintrópica, utilização de material de demolição para as  restaurações das edificações, produção de mudas orgânicas, construção de banheiro seco e  sistema de tratamento das águas cinzas e negras, criação de abelhas sem ferrão e reflorestamento do Rio Peri e das nascentes.

Os antigos proprietários no começo do século passado construíram um engenho de farinha e de açúcar, a família procurou preservar ao máximo essa edificação, seus pilares foram construídos com pedras, óleo de baleia e barro do local e algumas paredes são de pau a pique estruturadas com ripas da palmeira Jussara e amarradas com  Imbé.

Aqui já foi área de produção agropecuária da Ilha e até hoje os nativos mantém a tradição de plantar seus alimentos e beneficiá-los. Na localidade existem engenhos de farinha e alambiques de cachaça, tudo feito de modo artesanal.

A propriedade pertence à Rede Ecovida de agroecologia e os alimentos têm selo de orgânico.

Especialidades Culinárias

No Sítio Florbela gostamos de comer o que a terra dá! Aliamos a culinária tradicional açoriana com as novidades de uma alimentação funcional, intuitiva, experimental e acima de tudo saudável e saborosa.

Adoramos dizer que tudo ou quase tudo que estamos comendo foi colhido no Sítio! Nos nossos cardápios gostamos de incluir as pancs, os fermentados, hidrolatos e até óleos essenciais, os alimentos da época de preferência orgânicos, locais, artesanais e da agricultura familiar.

Geralmente servimos almoços e lanches ovo-lacto vegetarianos, mas também adoramos fazer galinhada e pratos com frutos do mar, já que estamos em uma ilha e o Sítio fica a 5 km da praia.

Trilhas e Cachoeiras

Dentro do Sítio temos algumas trilhas com grau de dificuldade e objetivos diversos. Podemos caminhar para ver as ruínas dos engenhos, tb temos trilhas para conhecer as nascentes e ver o mar. Existe a possibilidade de fazer trilha para a Cachoeira do Peri e passeio a cavalo, com prévio agendamento.

Acomodações

Podemos hospedar em uma casa com dois quartos, sala e cozinha integradas, banheiro com chuveiro de água quente, área de serviço com tanque e uma varanda com linda vista  e um chalé onde o dormitório é um mezanino, com um colchão de casal, com estrado, cozinha e sala integradas, banheiro com chuveiro de água quente, local para deixar malas e pertences e varanda. São construções independentes, onde o hóspede pode preparar seu próprio alimento, colhendo alguns itens da horta.

Também podemos receber visitantes com finalidade de lazer ou estudo e eventualmente promovemos eventos como almoços, cafés, lanches, visitas guiadas, oficinas, colha e pague, aulas de yoga, entre outros.

Produção da Propriedade

Aprendemos sobre agroecologia fazendo, assim colhemos muitos frutos, hortaliças, óleos essenciais, hidrolatos, mudas de plantas, ovos, extrato de própolis das abelhas sem ferrão, feijões, geléias, doces, conservas, chás, sais de banho, entre outros.

Leve para Casa

Os frutos das nossas colheitas e seus respectivos beneficiados estão a disposição para que quiser comprar.

Atividades de Lazer nas Redondezas

Nossa comunidade é rural e estamos dentro da Unidade de Conservação Mona da Lagoa do Peri, tudo aqui é lindo e valioso, contemplar a paisagem, observar pássaros e outros animais silvestres, tomar banho de cachoeira, respirar ar puro, colocar os pés e as mãos na terra, conhecer as histórias do Sertão e seus moradores, caminhar, tomar banho de sol, de chuva e de lua, observar as estrelas, observar os sons da noite, degustar uma ótima cachaça artesanal, conhecer pessoas, andar de bicicleta, saborear um café caipira, degustar pancs (plantas alimentícias não convencionais), fazer uma aula de yoga, aprender sobre agrofloresta, subir nas árvores,  aprender a fazer mudas, entre outros.

Coordenadas Gerais

Proprietários: Elaine Vargas Guimarães e Sergio Machado Araujo.

Município: Florianópolis

Comunidade: Sertão do Ribeirão

Propriedade com 39 hectares.

15 hectares de mata nativa.

30 km do centro de Florianópolis

8 km da praia da Armação

5 km do Ribeirão da Ilha

Número de quartos:

CASA com dois quartos, um quarto com cama de casal, no outro uma bicama, um banheiro com chuveiro de água quente, sala de estar, sala de jantar e cozinha integrados, área de serviço – tanque e uma ampla varanda com vista para a propriedade. Ideal para 4 pessoas, podendo acomodar até 6 pessoas.

CHALÉ com um mezanino/quarto, contendo um colchão no estrado. Sala de estar, sala de jantar e cozinha integrados, local para colocar malas e pertences, banheiro com chuveiro de água quente e varanda. Ideal para 2 pessoas.

No Engenho fazemos eventos como cafés, almoços, jantares, oficinas e cursos, número máximo 30 pessoas.

Telefones para reserva:

(48) 984073938

E-mail:

sitioflorbela@gmail.com

Facebook:

sitio florbela

Como chegar: Google maps.

Experiências

disponíveis neste destino:
  • Agroecologia
  • Armazém da Colônia
  • Atividades para Crianças
  • Banhos de Rio e Cachoeira
  • Colha e Pague
  • Educação Ambiental
  • Mesa Colonial até 15 pessoas
  • Pousada Colonial


Conheça os Destinos & Experiências da Acolhida:

Siga a Acolhida nas Redes Sociais