Pousada Colonial Agroecologia Trilhas Agroindústria Familiar Café Colonial Banho de Cachoeira e Rio Armazém Da Colônia

Agricultores típicos do interior de Santa Catarina, Valnério, Leda e seus 3 filhos se caracterizam pela marcante cultura alemã e pelo alto nível de consciência ecológica. A simpatia reservada do primeiro contato logo dá lugar às conversas agradáveis e aos diversos mimos culinários que cativam o visitante. A família divide seu cotidiano entre a pousada e a agricultura, sendo que ambas as atividades podem ser vivenciadas pelo turista, seja acompanhando a família nas atividades agrícolas, no cuidado aos animais, na produção de melado, açúcar mascavo e cachaça, colhendo as verduras na horta, ou ainda aproveitando as trilhas e belezas naturais que a propriedade oferece.

Especialidades culinárias

A Leda faz cucas, pães e geleias maravilhosas. O melado e o açúcar servidos na pousada são orgânicos e fabricados pela família. O Gemüse é o prato característico das refeições quentes, e os peixes e frangos criados na propriedade são uma deliciosa opção. Frutas da estação são servidas em abundância.

Trilhas e Cachoeiras

Na propriedade existe uma reserva particular de mata Atlântica de 12 hectares. Esta mata oferece trilhas encantadoras que podem ser exploradas na companhia de Valnério, que além de ser um guia gentil, é também um grande conhecedor das espécies encontradas. Além de árvores centenárias, orquídeas, bromélias e plantas aromáticas, também são facilmente avistados tucanos, macacos e bugios. Chegando ao topo do morro, a vista de quase 360º é um presente para os olhos.

A propriedade do Valnério faz divisa com a reserva de mata de seu irmão Romeu Assing (Chalé Assing), sendo possível fazer boas caminhadas na mata envolvendo as duas propriedades. É possível aproveitar a ocasião para conhecer e se banhar na cachoeira da propriedade de Romeu.

Acomodações

A pousada tem um projeto arquitetônico bem cuidado, com quartos confortáveis e funcionais. A água dos chuveiros é aquecida pela serpentina do fogão à lenha e por sistema de aquecimento solar, o que garante banhos deliciosos e ecológicos. O salão de refeições tem capacidade para atender até 40 pessoas e a cozinha em anexo está equipada com estrutura compatível. O salão pode ser alugado para eventos, como capacitações, confraternizações, casamentos, aniversários, entre outros.

Produção da propriedade

A propriedade é membro da cooperativa de agricultores agroecológicos – AGRECO. Tudo que é servido à mesa da família e dos turistas (verduras, frutas, produtos de origem animal…) é produzido na propriedade utilizando técnicas de agroecologia. Além disso, cultivam a cana de açúcar para o processamento do açúcar mascavo, do melado e da cachaça na agroindústria da família. Tudo orgânico e de excelente qualidade.

Leve para casa

Você pode levar para casa melado, açúcar mascavo, geleias, doces, cachaças e licores de diversos sabores.

Atividades de lazer nas redondezas

Atividades de lazer na Propriedade Observação de pássaros, passeios a cavalo, trilhas, pescaria, brincadeiras com carretilha, oficinas de rosca de polvilho, oficina de geleias, turismo pedagógico e colônia de férias. Atividades de lazer na Redondeza A 18 km da pousada em direção à comunidade de Santa Bárbara, você chega aos pés da Serra Geral, onde a vista é simplesmente extraordinária. No entorno da Pousada e dentro do próprio município vários circuitos de cicloturismo são propostos, com dicas sobre grau de dificuldade e distâncias a serem percorridas. A 10 km da propriedade é possível visitar o “Centro de Formação em Agroecologia e Agroturismo”, que tem como principal atrativo um pequeno museu. A 8 km da propriedade é possível visitar o complexo arquitetônico da Igreja Santa Catarina, primeira Igreja de alvenaria do município de Santa Rosa de Lima restaurada pela Associação Acolhida na Colônia.


RESERVE AQUI

Coordenadas Gerais

Município de Santa Rosa de Lima

Comunidade Rio dos Índios

Propriedade de 32,5 hectares

12 hectares de mata nativa

Aproximadamente 124 km do município de Florianópolis via Rancho Queimado

Número e tipos de quartos: Nove suítes e dois quartos coloniais, sendo: Uma suíte possui acessibilidade; Quatro suítes com cama de casal e uma cama de solteiro; Um berço que é disponibilizado quando solicitado; Capacidade para 11 casais ou 22 pessoas individuais.

Telefones para reserva:

(48) 9.9909-4138 – Leda

(48) 9.9637-7842 – Valnério

pousadadoceencanto@gmail.com

RESERVE AQUI