Acolhida na Colônia

Chalé Assing

Chalé Assing Chalé Assing09 Chalé Assing05 Chalé Assing14 pousada-chale-assing01 pousada-chale-assing04 Chalé Assing10 pousada-chale-assing03 Chalé Assing03 Chalé Assing01 Chalé Assing Chalé Assing08 Chalé Assing Chalé Assing06 Chalé Assing Chalé Assing12 Chalé Assing11 Chalé Assing13 pousada-chale-assing02 Chalé Assing02 Chalé Assing07
<
>

História da propriedade

O casal Romeu e Edite Assing, seus dois filhos e os avós são típicos agricultores do interior de Santa Catarina, de descendência alemã e alto nível de consciência ecológica. A família, sócio fundadora da Acolhida na Colônia é muito simpática e recebe os hospedes com carinho e atenção. Os membros da família dividem seu cotidiano entre os cuidados com os visitantes, a fabricação de pães artesanais, a produção de leite, criação de peixes, a agroindústria de derivados da cana de açúcar e o trabalho no campo.

Especialidades culinárias

Edite e Leonize são cozinheiras de mão cheia. Conservando as tradições da família, os alimentos são preparados com aquele amor e carinho que só a comida caseira possui. No café colonial, encontramos a especialidade da família: pão de milho assado na folha de caeté. De acompanhamento, temos a rosca, nata, coalhada, geleias de frutas da época, mel e o melado orgânico produzido na agroindústria da família, além de muitas cucas, bolos e outros deliciosos quitutes caseiros feitos na hora.

Para o almoço, o Gemüse – prato típico da cultura alemã local – não pode faltar. Junto a ele, encontramos também o peixe produzido na propriedade – que pode ser pescado pelos próprios hospedes – o frango caipira orgânico ou carne assada também acompanha a refeição, juntamente com verduras orgânicas fresquinhas produzidas na propriedade e a sopa de galinha caipira que é a queridinha de todos os hospedes.

Trilhas e Cachoeiras

Na propriedade existe uma reserva particular de Mata Atlântica de 20 hectares, explorada apenas pelas trilhas. Esta mata oferece trilhas encantadoras que podem ser exploradas na companhia do Romeu e do Leandro. Durante a trilha você recebe várias informações sobre as espécies de arvores nativas centenárias e sobre os animais e pássaros que habitam a floresta. Você poderá avistar facilmente, filetes de águas cristalinas, pequenas quedas d’água, e com sorte alguns macacos, tucanos e bugios.

Outra trilha que pode ser realizada sem o acompanhamento de um condutor é a trilha das Melíponas. Nela, você conhecerá várias espécies de abelhas sem ferrão que são nativas da região, finalizando o passeio com um refrescante e relaxante banho de cachoeira.

Além das trilhas na mata nativa da propriedade e hospede pode fica a vontade em fazer caminhadas por toda a propriedade, tendo como uma ótima sugestão um passeio de bicicleta* em torno dos açudes, além de se divertir no pedalinho, balanço infinito, slackline, ou relaxar numa pescaria.

*A propriedade não possui bicicletas disponíveis para empréstimo. Cada interessado deverá trazer sua própria bike.

Produção da propriedade

A propriedade é associada à Associação de Agricultores ecológicos AGRECO. A atividade agrícola principal da propriedade é o cultivo de forma Agroecológica da cana de açúcar, beneficiada na agroindústria da família e transformada em melado, açúcar e a famosa cachaça. A produção da Tilápia da propriedade em seus 2 hectares de açudes, também é utilizado para alimentação da família e dos turistas, além de servir como pescaria para quem quiser pescar o seu próprio peixe. De forma agroecológica, todos os demais produtos (verduras, frutas, carnes, ovos, leite, geleias) servidos na mesa da família e aos turistas são produzidas na propriedade. Além disso, a família Assing fabrica pães (com especialidade no pão de milho assado na folha de caeté), bolos e bolachas caseiras maravilhosas.

Acomodações

A Propriedade conta com quatro chalés muito confortáveis e com uma visão das montanhas e dos lagos que é de encher os olhos. Alem disso, tem a disposição dos visitantes o restaurante colonial com capacidade para 30 pessoas. Para o lazer, os hospedes podem descansar em um redário muito confortável sob a sombra de um ingazeiro. O cantinho da acolhida, onde o hospede conhece a historia da propriedade dentro da acolhida na colônia, e um grande acervo de livros e revistas, dos mais variados assuntos também estão à disposição dos hospedes. Para aqueles que gostam de jogos de mesas, também temos alguns a disposição de todos.

Leve para casa

Poderá fazer companhia em sua viagem de volta, o tradicional pão de milho assado na folha do caeté, mel, melado, verduras, ovos caipiras, geleias, nata, coalhada, manteiga, doces caseiros, aipim, feijão, cachaça, licores, frutas da época, queijos e também os produtos orgânicos da Cooperagreco (molho de tomate, ketchup, conservas, açúcar mascavo, etc), ao qual a família é associada.

Atividades de lazer nas redondezas

Localizado no município que é considerado a Capital Catarinense da Agroecologia, os visitantes podem ter uma experiência completa com imersão e visitas em propriedades com produção orgânica e agroecológica. Berço da Acolhida na Colônia no Brasil, a família é sócio fundadora da associação de agroturismo e vem a mais de 20 anos trabalhando com o agroturismo.

A 19 km da pousada em direção à comunidade de Santa Barbara, você chega os pés da Serra Geral, onde a vista é simplesmente extraordinária. Ir até os pés da serra para ver a exuberância da cadeia de montanhas, sentir o vento e escutar os milhares de passarinhos que fazem a Serra seu habitat é um passeio inesquecível.

No entorno da Pousada e dentro do próprio município vários circuitos de cicloturismo são propostos, com dicas sobre grau de dificuldade e distancias a serem percorridas.

A 9 km da propriedade é possível visitar o complexo arquitetônico da Igreja Santa Catarina, primeira Igreja de alvenaria do município de Santa Rosa de Lima restaurada pela Associação Acolhida na Colônia.

A 10 km da propriedade encontra-se o Balneário Paraíso das águas. Um balneário de águas termominerais onde os visitantes podem passar o dia relaxando e se divertindo nas piscinas com temperatura de 35ºC.

 

Coordenadas Gerais

Município: Santa Rosa de Lima

Propriedade de 50 hectares

20 hectares de mata nativa

Aproximadamente 120 km do município de Florianópolis via Rancho Queimado

Número e tipos de quartos:
Chalé com 02 suítes, capacidade para até 04 pessoas.
3 Chalés com 02 quartos, capacidade para até 04 pessoas.

Telefone para reserva:
+55 (48) 99657-6790

Instagram: @pousadachaleassing

Localização: GoogleMap

 

Experiências

disponíveis neste destino:
  • Agroecologia
  • Armazém da Colônia
  • Atividades para Crianças
  • Banhos de Rio e Cachoeira
  • Café da Colônia
  • Mesa Colonial até 15 pessoas
  • Pescaria
  • Pousada Colonial
  • Quarto Colonial
  • Trilhas


Conheça os Destinos & Experiências da Acolhida:

Siga a Acolhida nas Redes Sociais