Sítio Canela Preta

O Sítio Canela Preta, em Joinville, na Serra Dona Francisca, guarda a história da antiga serraria da família Rank desde 1939. Além do museu e trilhas com cachoeira, oferece café colonial mediante reserva e produz queijo boursin feito com leite de cabra.

  • As reservas são operadas pelos Roteiros Rurais, parceiro da Acolhida na Colônia.

História do sítio

O Sítio Canela Preta fica no alto da Serra Dona Francisca, ainda em Joinville. No entanto, bem pertinho de Campo Alegre. A propriedade pertence à família desde 1939, quando Alfredo Rank se instalou para montar sua serraria, visto que o setor madeireiro era forte neste época em toda a região, e as madeiras eram levadas em carroções para Joinville. Conhecer a antiga serraria, seus maquinários e vivenciar o ofício de serrar a madeira é como viajar no tempo e mergulhar na história da região.

Proprietária: Luciane Rank

Especialidades culinárias

O diferencial é o queijo tipo boursin feito com leite de cabra em propriedade parceira, mas que pertence à familiares.

Café Colonial

Terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sábado e domingo, sempre mediante reserva.

Experiências e atividades na propriedade

Depois de uma visita ao Museu da serraria, não tem nada melhor do que um gostoso café da tarde. O Sítio Canela Preta também oferece o serviço de café colonial, com delícias produzidas a partir das receitas da família.
O café pode ser servido ao ar livre, como pique nique.

Trilhas e Cachoeiras

Mas o sítio oferece muito mais! Anexo à serraria tem uma cachoeira incrível, conhecida por “Cachoeira da Serraria” tanto pela sua localização, como por suas águas serem responsáveis por movimentá-la. Trilhas de curto, médio e longo percurso são outro atrativo, atividade em que os visitantes são convidados à contemplar a natureza, se divertir e ouvir muitas histórias. Para os que gostam de caminhadas de médio e longo percurso, as atividades de ecoturismo são realizadas aos sábados, domingos e feriados, contando sempre com o acompanhamento de guia local e guia credenciado ao Ministério do Turismo.

Produção da Propriedade

O queijo tipo boursin feito com leite de cabra.

Leve para Casa

Produtos coloniais e orgânicos também podem ser adquiridos na propriedade.

Distâncias

  • Do centro de Campo Alegre: 28 km
  • De Joinville: 34,5 km
  • De Curitiba: 133 km
  • De Florianópolis: 209 km

Experiências

Sítio Canela Preta
Agroecologia
Sítio Canela Preta
Café da Colônia
Sítio Canela Preta
Banhos de Rio e Cachoeira
Sítio Canela Preta
Mesa Colonial até 15 pessoas
Sítio Canela Preta
Trilhas
Sítio Canela Preta
Museu da família
Sítio Canela Preta
Armazém da Colônia