Acolhida na Colônia

Queijaria Bom Sucesso

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14
<
>

História da Propriedade

De origem italiana e alemã, Rosangela e Janir, juntamente com os dois filhos jovens, Mariane e Marlon, fazem questão de continuar vivendo no meio rural, e para isto resolveram abrir as portas de sua propriedade aos visitantes e turistas que igualmente a eles, valorizam a vida no campo. Até 2015 a família vivia do cultivo de hortaliças orgânicas, porém a partir daí resolveram apostar na pecuária leiteira, através da produção do Queijo Artesanal Serrano, que se constitui hoje na principal atividade da propriedade. A família se divide nas atividades da propriedade, onde os visitantes podem acompanhar as pastagens produzidas para complementar a alimentação do gado, conhecer as instalações onde os animais são ordenhados e também conhecer a pequena queijaria, onde o queijo é produzido com muito cuidado e carinho e uma grande preocupação com a sua qualidade. Também poderá optar pela degustação de um café acompanhado pelo Queijo Serrano e outros quitutes produzidos ali mesmo pelas mãos caprichosas da proprietária Rosangela.

Especialidades culinárias

Além da degustação do queijo artesanal serrano, os turistas podem apreciar outras maravilhas culinárias produzidas na propriedade, como um delicioso pão de queijo, rosca de coalhada, pão de milho, doce de figo, doce de maçã, doce de gila, bolo de milho, toicinho do céu entre outros quitutes de dar gosto.

Produção da propriedade

O Queijo Artesanal Serrano é um queijo Artesanal produzido a partir de leite cru, na propriedade de origem do leite, que tem sua tradição mantida de geração em geração e faz parte da história e da cultura do povo serrano. Este produto, possui reconhecimento como Patrimônio Cultural de Santa Catarina e recentemente obteve a concessão da Indicação Geográfica (IG) “Campos de Cima da Serra”, na espécie denominação de origem (DO). Existe uma grande preocupação por parte dos produtores em manter a tradição deste produto que além de fazer parte de suas histórias se constitui numa importante fonte de renda para as pequenas propriedades rurais.

Leve para casa

Você poderá levar pra casa o Queijo Artesanal Serrano, e com diferentes tempos de maturação.

Atividades de lazer nas redondezas

São Joaquim é um dos municípios que se destaca pelo frio, a neve e a geada. Dentre os principais pontos turísticos estão: a Igreja Matriz, o Mirantes dos Pinheiros, Belvedere, Museus, Exponeve, Parque da Maçã, Cascata do Pirata, além das charmosas vinícolas que tem tornado o município uma referência de qualidade na produção da viticultura.

Distante 12 km da Queijaria, na comunidade se localiza o Cantinho da Vovó, propriedade também associada a Acolhida na Colônia, que oferece colha e pague de morangos orgânicos e maçãs orgânicas (verificar época de colheita), hospedagem em quartos coloniais na casa da família e deliciosas refeições.

Abaixo as Vinícolas mais próximas da Queijaria Bom Sucesso:

Vinícola Pericó

Vinícola Villaggio Conte

Coordenadas Gerais

Proprietários: Rosangela Carbonar Guedes de Souza e Janir Guedes de Souza

Município: São Joaquim

Comunidade: Pericó

Propriedade com 37 hectares

04 hectares de mata nativa

29 km do centro de São Joaquim

204 km de Florianópolis

109 km de Lages

Telefone para reserva:

(49) 991774147 – Rosangela

E-mail:

rosangelacarbonar@gmail.com

Como Chegar: Google Maps

Experiências

disponíveis neste destino:
  • Agroindústria Familiar
  • Armazém da Colônia
  • Mesa Colonial até 15 pessoas


Conheça os Destinos & Experiências da Acolhida:

Siga a Acolhida nas Redes Sociais