Acolhida na Colônia

Rota das Cachoeiras em Santa Rosa de Lima

07.07.2022

Cachoeira Thermas Santa Rosa-2 Cachoeira da Pousada Chalé Assing-2 Cachoeira Pousada Vitória-2 Cachoeira Pousada Villa Esperança-2 Cachoeira Pousada Cantinho da Família-2 Cachoeira May-2 Cachoeira Santa Bárbara-2
<
>

Escrito por: Letícia Cristina Barbosa

Foi lançado em Santa Rosa de Lima o roteiro turístico “Rota das Cachoeiras” no município. Trata-se de um conjunto de quedas d’água em várias comunidades que podem ser visitadas em uma rota. Santa Rosa de Lima está situada na Região Litoral Sul de Santa Catarina e aos pés da Serra Geral tendo uma visão deslumbrante da Encosta da Serra.

A rota conta atualmente com 7 cachoeiras: Cachoeira Thermas Santa Rosa, Cachoeira Vitória, Cachoeira Assing, Cachoeira Villa Esperança, Cachoeira Cantinho da Família, Cachoeira May e Cachoeira Santa Bárbara.

A primeira cachoeira fica dentro da propriedade da Thermas Santa Rosa. Os visitantes podem aproveitar a oportunidade e conhecer também o balneário termal.

A segunda queda d’água pertence a um dos membros da Acolhida na Colônia, Pousada Vitória, e o acesso a esta cachoeira é uma linda trilha dentro da Mata Atlântica que dura em torno de 15 minutos de caminhada dentro da propriedade.

Assim como a Cachoeira mencionada acima, a próxima também está situada dentro de uma propriedade de associado da Acolhida na Colônia, a Pousada Chalé Assing. O mais interessante é que pode-se fazer uma trilha para visitar esta cachoeira a partir de outros dois sítios vizinhos que também são parte da Acolhida: Pousada Doce Encanto e Sítio Agroecológico Refúgio Ambiental.

A Cachoeira Villa Esperança se localiza mais ao noroeste do centro da cidade e pertence a Pousada Villa esperança.

A Cachoeira Cantinho da Família fica mais a sudoeste do centro de Santa Rosa de Lima e pertence a Pousada Cantinho da Família. Esta se encontra bem próxima à Cachoeira May.

As duas últimas são as quedas d’água mais impressionantes.

A Cachoeira May, pertencente a família May, possui um acesso com uma caminhada bem curta, mas muito agradável. O caminho foi construído pela família May e é possível admirar um tipo de escada de pedra que leva até a cachoeira.

Já a Cachoeira Santa Bárbara possui um acesso mais longo e que pode levar de 20 a 40 minutos dependendo de quem faz a trilha. A família que possui a propriedade onde está esta cachoeira fez um trabalho incrível de traçar o caminho à inchada e picaretas. A trilha é toda feita de pedras e foi necessário carregar muitas pedras e acomodá-las de maneira a formar um lindo caminho. Vale a pena passear e admirar este trabalho que vai até a cachoeira onde é possível se refrescar.

É preciso entrar em contato com os proprietários para agendar a visita e realizar o pagamento da taxa de visitação ou entrar em contato conosco pelo WhatsApp para montarmos um roteiro rural e organizar as visitas com a hospedagem e alimentação.

A Rota das Cachoeiras é mais um roteiro turístico da Secretaria de Turismo de Santa Rosa de Lima e o Programa Santa Rosa Cuida com quem temos o prazer de trabalharmos juntos.



Conheça os Destinos & Experiências da Acolhida:

Siga a Acolhida nas Redes Sociais