Acolhida na Colônia

Fotografia e mídias sociais em Alfredo Wagner

29.06.2022

Escrito por: Letícia Cristina Barbosa

O grupo de membros da Acolhida de Alfredo Wagner se articulou com a secretaria da instituição para promover uma capacitação introdutória de fotografia e mídias sociais voltada para o agroturismo.

A oficina introdutória de fotografia, realizada pela técnica Letícia Barbosa, orientou, através da prática, no manuseio da câmera do celular e os elementos que compõem a fotografia como o foco, o enquadramento e a luminosidade. Além disso, foi orientado como divulgar este olhar encantador da família agricultora no Instagram e quais ferramentas básicas que podem ser utilizadas para iniciar.

A oficina está estruturada com um conjunto de ações que formam um trabalho contínuo e cooperativo. Depois de aprender na prática, os agricultores irão seguir registrando em fotos e vídeos o ambiente e cenários paisagísticos, os processos produtivos, as acomodações dos hóspedes e atrativos que estes vão encontrar, sempre com a ajuda e colaboração da secretaria.

A oficina foi realizada no Sítio Delícias da Terra e, por exemplo, os visitantes podem conhecer a Baia, uma égua que se descobriu uma ótima modelo fotográfica na nossa oficina.

É com ela que o Emanuel leva os visitantes para andar à cavalo. Outro exemplo é conhecer, através de fotografias, o galo Joaquim e a galinha Filó que, junto com toda a turma do galinheiro, esperam pacientemente o Seu Davidson e os visitantes bem cedinho para receber a comidinha no Sítio Mamangava. Além do Sítio Delícias da Terra e Sítio Mamangava, estiveram presentes os Sítio Paraíso da Terra, Cabanha Bruch e mais um sítio que está em processo de incorporação na Acolhida.

O registro fotográfico de agroturismo possui suas peculiaridades e a importância recai sobre o olhar do agricultor sobre sua vida cotidiana no campo e seus vínculos sociais com os elementos do seu entorno. Mais que registrar o que existe na propriedade e entorno, o agricultor registra e divulga a experiência e o que o visitante pode usufruir. A fotografia tem uma função que é estimular os sentidos sensoriais e um vídeo como a de uma mesa posta para o café e só a fumaça saindo da xícara se move faz a pessoa lembrar do cheiro de café. Ou um video da cachoeira que enfatiza o barulho da água caindo convida o turista a querer visitar e vivenciar a experiência de estar na cacheira.

Contar a sua história e as relações sociais e familiares da família de agricultores através da fotografia e encantar o público, este foi o objetivo da oficina introdutória.



Conheça os Destinos & Experiências da Acolhida:

Siga a Acolhida nas Redes Sociais