Receitas

A culinária de Santa Catarina está intimamente ligada ao fogão à lenha, que por sinal é o coração da casa, aquece no inverno garante a água quente nas torneiras e o aroma da cozinha.

Marca um tempo diferente, um tempo sem pressa… um prazer cotidiano.

 
Desde sua fundação, a Acolhida iniciou um longo trabalho de resgate de receitas antigas da colônia. São verdadeiras jóias culinárias que ao longo do tempo foram preservadas nas regiões rurais de Santa Catarina por onde atuamos.

Cada receita é carregada de história, identidade e “saber-fazer” próprio de cada família e lugar. A gastronomia rural se diversifica pela riqueza dos locais e pela forma como é preparada a sua culinária. Gastronomia, é cultura, reflete a história das pessoas e dos territórios, e a partir disto acaba transformando-se em atrativo turístico.

A combinação entre locais que encantam, belezas naturais e a comida do interior preparada com carinho – como se fosse feita pela própria vovó – tornam-se atrativos para os visitantes que descobrem no ato de comer uma forma de viajar no tempo e nas histórias de cada família e lugar.

A Acolhida na Colônia é uma associação de agricultores familiares, reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu empenho e dedicação em receber seus visitantes em suas propriedades rurais. As ações da Acolhida buscam recriar os laços entre as pessoas do meio urbano e as do meio rural. Para tanto a Associação desenvolve uma série de ações que buscam aumentar a valorização das coisas do meio rural e da agricultura familiar.

Este é nosso objetivo ao partilhar estas receitas em nosso site. Experimente fazer em sua casa ou encontre na seção destinos as propriedades rurais que preparam os pratos que você deseja saborear (depois de fazer ou provar, compartilhe sua experiência em nossa Fan Page no Facebook).

Clique nas imagens abaixo para visualizar nossos livros de receitas.

Volume IVolume II