O município de Agrolândia, emancipada em 25 de julho de 1962, recebe este nome em homenagem a agricultura (AGRO = agricultura e LÂNDIA = cidade).

Com uma população de 9.957 habitantes, sobretudo de origem alemã, tem como principais atividades econômicas a indústria, com destaque para os setores têxtil e confecções, máquinas e equipamentos, cerâmica, papelão, madeireiras, móveis, lacticínios, fábrica de carrocerias e pasta mecânica; e agricultura com destaque para o milho, arroz, fumo, cebola, feijão e hortifrutigranjeiros.

Agrolândia apresenta uma herança cultural, herdados dos colonizadores alemães, que facilmente são observados nos diversos imóveis históricos entre casas particulares, entidades sociais e imóveis públicos, reconhecidos também no esporte como o bolão, a bocha e o tiro ao prato, na culinária com a produção de cuca, geleias, e artesanatos, como o bordado alemão, crochê, pinturas entre outros. A natureza exuberante pode ser contemplada através de caminhadas entre as matas e cachoeiras nos seus vales e serras. Um passeio certamente agradável!