Mesa Colonial para 15 Pessoas Quarto Colonial Armazém Da Colônia Agroecologia

 

O SÍTIO VIDA NOVA

Luis, ex comerciário aposentado e Luzia, ex cabeleireira, decidiram mudar de vida. Ao adquirirem a propriedade Luzia voltou à sua terra natal, onde passou maior parte da sua infância, antes de migrar para a cidade grande. O sítio de 30 hectares  principio seria apenas um local para receber os amigos e familiares, além do cultivo para consumo próprio.

Mas ao fixarem moradia e se envolverem com a comunidade perceberam que muitas das coisas boas que Luzia passara na infância haviam se perdido, como a hospitalidade que era marca registrada da região. Além disso a grande evasão dos jovens para a cidade e falta de interesse em permanecer nas propriedades fizeram Luis e Luzia buscar orientação sobre como cuidar da terra para ajudar seus vizinhos.

Assim optaram por fazer o curso de Técnico Agrícola com ênfase em Agroecologia com objetivo de tornar a propriedade um exemplo para a comunidade e trazer alternativas à monocultura do fumo, prejudicial ao meio ambiente e às pessoas.

Começaram a receber visitantes, parentes de vizinhos, amigos e outros que se interessaram pelo projeto da propriedade e assim ingressaram na Associação Acolhida na Colônia. Hoje a propriedade é referência em turismo rural agroecológico e também é sede da Associação local e promove cursos de extensão rural, oficinas e capacitação dos agricultores, principalmente voltados às mulheres.

RESGATE DAS TRADIÇÕES

Que tal participar de uma prosa em uma roda de chimarrão ou ouvir histórias e contos à beira da lareira? No Sitio Vida Nova você irá vivenciar a verdadeira vida colonial, experimentar como era a vida no passado, onde o tempo passava devagar e a valorização das coisas simples. Cultivar amizades e aproveitar toda a hospitalidade do meio rural, típica de nossa região, conhecendo pessoas e suas histórias.

Resgatamos e cultivamos às tradições dos primeiros colonos, valorizando o jeito simples de ser e isto está em tudo: em nossa casa, em nossas refeições, afazeres, costumes e modo de viver. Pode-se experimentar refeições típicas, feitas como eram no passado, com  ingredientes genuínos da roça e modo de preparo artesanal.

Objetos antigos e artefatos históricos também fazem parte de nossa decoração. Alguns ainda estão em uso. Podem ser observados a coleção de relógios antigos, artefatos persas e africanos, além da coleção de louças com peças do século XVII. A casa é toda mobiliada com móveis coloniais de época, alguns vindos de Nuremberg na Alemanha, como o tradicional “Canto Alemão”.

A CASA GRANDE

A casa principal é toda feita de materiais reciclados ou reaproveitados e com madeira de reflorestamento. É mista de pedra e madeira, proporcionado conforto e um ambiente agradável. Possui duas salas grandes com lareira, ótimo para curtir um papo com amigos e relaxar a tardinha.

Também tem a sala das antiguidades, um verdadeiro mini museu, para observar e ouvir as histórias por trás de seus objetos.

Possui 4 quartos confortáveis, com 2 suítes com varanda com vista para o jardim e as montanhas, um verdadeiro convite para relaxar e curtir a paisagem.  Anexo ao galpão de festas há mais uma suíte, com banheiro adaptado aos Portadores de Necessidades Especiais e um mezanino para crianças.

A cozinha toda feita de pedra também é em si uma atração. Todos podem ajudar  a preparar os alimentos e aprender sobre as histórias e origem das receitas.

DELÍCIAS COLONIAIS

O resgate das tradições estão também nas refeições oferecidas no Sítio Vida Nova. São receitas feitas à moda antiga, no fogão à lenha ou no forno, onde o preparo começa desde a obtenção dos ingredientes, a maioria orgânicos, na própria horta nos fundos de casa ou adquiridos de parceiros na vizinhança.

É uma verdadeira viagem no tempo por sabores e gostos dos quitutes rurais. Tem o verdadeiro “macarrão da Nona” feito artesanalmente, a polenta no tacho de ferro, a galinha caipira com aipim e aquele café colonial dos tempos da vovó, com pão de milho, bolos, tortas, geleias e queijo, tudo feito artesanalmente. Tudo  fresquinho e feito  na hora com amor e carinho.

Também são servidos pratos tradicionais como o “Cabrito do Zé Polaco”, uma herança de família e a “Pizza da Roça”, todos uma ótima oportunidade para provar os vinhos e chopp artesanal.

Para quem está de dieta ou depende de uma, também estão disponíveis pratos para vegetarianos, celíacos, alimentos naturais e dieta de desintoxicação (Detox).

Todas as opções também estão disponíveis para grupos, grandes ou pequenos, basta confirmar com antecedência.

APROVEITAR O DIA E RELAXAR

O nome vem bem a calhar: Sitio Vida Nova. Significa isso mesmo, uma vida nova, um jeito novo de olhar e aproveitar a vida. Aqui nosso visitante irá desfrutar desta experiência.

Situado entre os contrafortes da Serra do Mar, o Sítio possui grande parte de sua área coberta de mata atlântica preservada. Uma caminhada, um passeio nas trilhas, subir a montanha, observar a vista e os animais, sentir o vento bater no rosto e o calor do sol. Coisas simples com um novo olhar para a preservação do meio ambiente.

Cortado por dois pequenos riachos e varias nascentes, o visitante irá beber a  água que desce direto da montanha, poderá caminhar pelas trilhas no riacho e aproveitar a vista. Pescaria nas lagoas ou apenas observar os gansos e patos selvagens na água também estão disponíveis na temporada.

Na propriedade o visitante ainda pode participar dos afazeres do dia a dia, ajudando a preparar as refeições, tirar leite e colher frutas e hortaliças na roça ou simplesmente deitar na rede e relaxar. No Sítio Vida Nova é assim, liberdade e um jeito novo de ver a vida.

COMUNIDADE E ARREDORES

Localizado na comunidade Barrinha de Presidente Nereu, o Sítio está no meio dos contrafortes da Serra do Mar a 600m acima do nível do mar. Um lugar maravilhoso com mata atlântica preservada e cheio de atrativos naturais.

Na vizinhança pode ir conhecer varias propriedades com seus atrativos, como trilhas na beira do Parque Nacional da Serra do Mar, cachoeiras e lugares misteriosos como a Gruta da Noiva.  Irá conhecer os costumes locais, poderá adquirir produtos coloniais e artesanato, contribuindo para a sustentabilidade da região.

Um dos lugares mais bonitos é o Salto do Rio Naufrágio, a 15Km da propriedade. É uma cachoeira em um paredão de pedra com mata ciliar preservada. Fica em um vale profundo, na localidade de Buracão.

Na “Praça” de Presidente Nereu, como assim é chamando o centro, podem ser visitados Centro Histórico e a catedral.

Também há diversas atrações de turismo de aventura nos municípios vizinhos, como rafting, rapel e tirolesa.

OFICINAS E EVENTOS ESPECIAIS

Uma atração à parte são as oficinas de culinária de sabonetes artesanais. Basta agendar com antecedência e o visitante e seu grupo poderão aprender a fazer macarrão caseiro, pães, queijos e sabonetes. Uma ótima opção para grupos de crianças.

Podem ser agendados passeios para grupos, basta confirmar com antecedência o numero de pessoas. Nestes encontros os gaiteiros e violeiros fazem a festa, resgatando as musicas caipiras e animando os visitantes.

Com uma estrutura para receber eventos, o Sítio também promove encontros especiais, festas da comunidade e jantares temáticos, como a “Noite Árabe”, “Pizza da Roça” e “Jantar Cultural”.

Podem ser agendados reuniões, treinamentos, confraternização de empresas ou festas particulares.

PRODUÇÃO E LEVE PRA CASA

Na propriedade há um grande pomar onde são produzidos diversas frutas e hortaliças no manejo agroecológico. Há criação de caprinos,  frangos e produção de ovos caipira.

O visitante poderá levar para casa frutas da estação, geléias, pães especiais, ovos, queijos, mudas de plantas medicinais e ervas aromáticas, sabonetes artesanais e artesanato local.

 


Coordenadas Gerais

Município de Presidente Nereu Estrada Barrinha Km10 SN, Barrinha CEP 89184-000 – Presidente / Nereu – SC

Telefones para reserva:

Luiz Gonçalves e Luzia Cuzik (47) 9.9961-7788

(47) 9.9931-1047

E-mail:

acolhida.vidanova@gmail.com