Agreco – Produção de alimentos orgânicos

A Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral é uma organização que produz hortifrutigranjeiros de forma ecológica, buscando qualidade de vida no campo (para quem produz) e na cidade (para quem consome). A Agreco completou 10 anos de atividade em 2006 e mantém projetos de EcoVilas, Manejo Florestal, Merenda Escolar Orgânica, Preservação da Água.

Você pode visitar as propriedades dos agricultores, experimentar e comprar deliciosos alimentos orgânicos como Geléias, Doces, Melado de Cana, Açúcar Mascavo, Mel, Laticínios, Conservas de Legumes, etc. Além de conhecer mais sobre práticas de agricultura orgânica e sustentável.
» Visite o site da Agreco para conhecer mais os projetos, realizações e produtos: www.agreco.com.br

Museu e Centro de Formação

Centro de Formação em Agroecologia e Agroturismo das Encostas da Serra Geral e Museu Histórico
Em um antigo casarão de 1933 – onde funcionou até 1960 um hotel para hospedar visitantes que vinham se banhar nas águas termais -, funciona desde maio de 2003 o Centro de Formação em Agroecologia e Agroturismo das Encostas da Serra Geral. O prédio foi doado à Prefeitura em 2003, que por sua vez o cedeu à Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, que com o apoio da Santur promoveu sua restauração.

O objetivo foi criar um espaço para formação e capacitação de agricultores e jovens do território das Encostas da Serra Geral, sobretudo nas áreas de Agroecologia, Preservação de Recursos Naturais e Agroturismo. Hoje, com gestão própria, o Centro de Formação é o espaço das Encostas da Serra Geral para a capacitação e formação de agricultores e consumidores (cursos, palestras e seminários); para o intercâmbio entre escolas; para intercâmbio e capacitação de técnicos e educadores; para palestras e intercâmbios de visitas técnicas.

O andar superior deste prédio foi destinado para alojar parte do projeto do “Museu Histórico Municipal de Santa Rosa de Lima”. Este projeto, que está em construção, tem como principal objetivo criar um museu comunitário no município de Santa Rosa de Lima nas formas de uma museologia de caráter popular voltada para a problemática “homem, cultura e meio ambiente” e, que tenha a preocupação de adaptar-se museograficamente aos espaços.

O projeto do Museu prevê ainda a possibilidade de utilização do seu espaço e equipamentos como instrumentos didático-pedagógicos na formação e educação de estudantes de ensino regular e na capacitação de jovens agricultores.

Rafting

O Rio Braço do Norte serpenteia pela Encosta da Serra Geral Catarinense oferecendo 60 km de corredeiras e mata ciliar intocada. Além do cenário inesquecível o Braço do Norte apresenta excelentes corredeiras para a prática de rafting de várias modalidades.

Para quem ama água e aventura, o rafting é uma ótima pedida.

Em Santa Rosa de Lima você tem duas opções:
– TDA Rafting: para reservas e informações visite o site: http://www.tdarafting.com.br/bnorte.htm
– Pé da Serra Eco Aventuras: (48) 3654-0060