Nossa terra, nossa gente

O município apresenta traços marcantes das danças, costumes e comidas típicas herdados dos primeiros colonizadores – os alemães e açorianos. O Gemüse – nome de um prato típico alemão feito à base de batata, couve e carne de porco – empresta seu nome à principal festa do município, o Gemüse-fest que é realizada em Santa Rosa de Lima no mês de Maio, de dois em dois anos.
A arquitetura tipicamente alemã das casa e construções é uma atração à parte compondo o ambiente das pousadas e paisagens. Outros destaques são as diversas histórias da época da colonização contadas por antigos moradores aos visitantes. Os atrativos culturais e a beleza natural da região fazem do município um ponto de parada obrigatória para todos aqueles que buscam a paz e tranquilidade que só o campo pode oferecer.
Santa Rosa de Lima é considerada a capital da Agroecologia.

História

A colonização de Santa Rosa de Lima teve seu início na passagem do Século XIX para o Século XX. Os primeiros moradores foram os açorianos e alemães. A partir de 1920 os alemães predominaram. Cerca de 75% das famílias eram e são dessa etnia. Trabalhavam na agricultura que era diversificada e 90% sustentável.
Naquela época, a estrutura familiar era relativamente numerosa. A maior parte dos casais tinha em torno de 10 filhos. O trabalho era coletivo tanto em casa quanto na roça. O convívio aproximava os familiares em reunião na hora do dito jantar ao meio dia (hoje almoço) e na ceia à noite (hoje jantar).
As paisagens apresentam diversificado conjunto de plantas com árvores imponentes (mata atlântica), cachoeira, montanhas, serra, águas termais e campos de altitude propiciando um charme próprio deste município e região.

Cultura

No campo da cultura temos como destaque a Gemuse-Fest criada em 1990 e as festas de padroeira das comunidades, sendo a festa de Santa Rosa de Lima padroeiro a principal, realizada no último fim de semana de Agosto.
A partir da realização da Gamuse-fest, surgiu a Associação Cultural de Santa Rosa de Lima. Fundada em 1997, a Associação desenvolve trabalhos no campo de dança e música. Este trabalho constitui novas entidades: Grupo de Dança Típica Alemã, Wasserthal Volkstanzgruppe (Grupo de Dança Alemã Vale das Águas), atuando em 4 categorias: mirim, infanto-juvenil, adulto e 3ª Idade. A Banda musical de sopro Santa Rosa de Lima.