Acolhida na Colônia

Engenho Colonial da Família Junckes

História da propriedade

Você que aprecia a criatividade dos descendentes alemães, está convidado a conhecer o Engenho Colonial da Família Junckes, uma construção de 1971, toda em madeira, que ainda preserva as características e mantém viva a memória da colonização da região e a história da família Junckes.

O sítio é um modelo de sustentabilidade! Além da utilização da energia limpa para o funcionamento do engenho, que é tocado por uma roda d’água, a casa da família tem parte da sua energia gerada por um dínamo, movido pela pressão da água.

Produção da propriedade

Em perfeitas condições, o maquinário do engenho ainda possibilita a produção de farinha de milho, de mandioca, polvilho ou do melado e açúcar mascavo, tudo com matéria prima da propriedade. Além destas, a família ainda produz hortaliças e morango, tudo dentro dos princípios de produção orgânica.

Agroturismo

Desde 1998, os Junckes recebem visitantes para demonstrar o funcionamento do engenho. Conhecer as inteligentes engrenagens dos maquinários feitos a mão é uma programação cultural imperdível!

Mas sem dúvida, o que o turista mais gosta de fazer é moer a cana para fazer sua própria garapa e ter o prazer de degustá-la com algumas gotas de limão caipira!!!!

Leve para casa

Além dos produtos beneficiados no engenho, você também poderá levar mel, abóboras, morangos, cenouras, entre outros.


Coordenadas Gerais

Município de Rancho Queimado
65 km de Florianópolis via BR 282
17 km da propriedade até o centro da cidade.
Propriedade: 26 hectares
Mata nativa de 5 hectares

Telefone para reserva:
Central de reservas Acolhida na Colônia (48) 3654 0186 ou (48) 9906 3119




Conheça os Destinos & Experiências da Acolhida:

Siga a Acolhida nas Redes Sociais