Agroecologia Trilhas Educação Ambiental

Na morada Ekoa você pode vivenciar, a tranquilidade da vida no campo e a vitalidade e energia que emana do mar. Cercada pela beleza das águas tranquilas das lagoas, dunas de areia branquinhas e vales verdes da Serra do Mar que ao fundo completam a paisagem. Éneste cenário que a família Hoffmann dedica-se a receber seus hóspedes com boa conversa, comida caseira e ainda muita disposição para praticar esportes preferidos. Ekoa em Guarani Mbyá quer dizer “Morada” e esse é justamente o objetivo da Morada Ekoa, um ambiente familiar, que busca uma harmonia entre meio ambiente, a cultura de Imbituba, produção, consumo de alimento orgânicos e diversão através de um contato com a natureza. Para tanto a nossa morada utiliza os princípios da Permacultura, colocando os hóspedes da Morada Ekoa como sujeitos ativos na interação entre homem e natureza.

Especialidades Culinárias

Na cozinha de nossa morada você vai se surpreender com uma deliciosa comida caseira. Agregando ingredientes disponíveis no litoral e pratos tipicamente encontrados nos vales catarinenses. Pela manhã são servidos cucas e pães com geléias de frutas, especialidade da anfitriã D.Ruth, que como boa brusquense que é pode transformar as frutas de seu pomar em deliciosas geléias de amoras, maracujá, jabuticaba…e doces de banana, goiaba ou abóbora com coco. Sem contar no bolo quentinho e é claro o saboroso queijo frascal de cabra, de textura macia, e sabor suave.

Atrativos da Pousada

Desde sua fundação a Morada Ekoa tem como projeto trabalhar com turismo pedagógico, voltado para aprendizagem ecológica. Aqui você aprende vivenciando e pode aprender sobre temas como:

  • Permacultura e Bioconstrução;
  • Agroflorestas e Produção orgânica;
  • Turismo sustentável;
  • Ainda pode contar com instrução de atividades ao ar livre, aliando esportes radicias, educação ambiental em belos paisagens que apresentam uma das melhores condições para prática de esportes aquáticos como o surf, kitesurf e windsurf.

Formação do Roteiro de Atividades

Trilhas Ecológicas:

Começa com o reconhecimento da propriedade para o entendimento do trabalho de recuperação da área e rotina do lugar. Com muitas opções de trilhas na cidade, com fácil acesso e baixos níveis de dificuldade. Com muitos atrativos paisagísticos a biodiversidade local.

Trilha Praia do Luz/Caminho do Rei-Praia do Rosa

Uma das mais belas trilhas da região possui como cenário incial a Barra de Ibiraquera, onde em um só lugar pode-se contemplar a lagoa, a Serra do Mar ao fundocom densa vegetação de Mata Atlântica e a transição para vegetação de retinga até a praia com sua linda Ilha do Batuta, berçário de aves marítimas. Na trilha pelos costões é pura vivencia ambiental, com vegetação nativa exuberante e observar a diversidade biológica da fauna local. Com muita atenção pode-se avistar espécies de répteis, aves de rapina, aves da mata atlântica e pássaros migratórios. Mas, sem dúvida, a maior atração das trilhas de costões e praias é a Baleia Franca, um grande mamífero que habita os mares do sul e escolhe nossa praias para dar a luz, cuidar e alimentar seus filhotes. Elas podem ser avistadas de Julho a Novembro,com maior intensidade no mês de Agosto, e em nossa região é observada a maior concentração destes grandes animais.

Trilha da Praia D’água

Como o próprio nome já diz a praia concentra diversos olhos e vertentes d’água. Mas seu maior encanto está na beleza desta praia ainda intocada, pois para chegar é preciso caminhar por trilhas. O acesso mais estruturado é a trilha do Farolque fica ao sul e pelo norte está a trilha da Ribanceira e da Prainha. Estas trilhas são reconhecidas não só pela beleza, mas tambëm pelo fruto do butiá, que pode ser colhido ao longo da trilha e já na praia uma fonte de água mata a sede de quem chega.

Trilha da Caixa D’água

Próximo ao centro urbano da cidade de Imbituba está localizado um dos mais belos passeios. Rodeado por morros com vegetação densa uma trilha segue até um antigo reservatório de água construído para abastecer a comunidade que ali se desenvolvia. Anos depois a cidade prosperou e o abastecimento de água foi transferido para uma estação de tratamento. Assim o reservatório tornou-se uma opção de lazer ainda conhecida por poucos, mas fez com que a flora e a fauna se restabelecessem no local e proporcinassem momentos inesquecíveis de aventura e contemplação.

Passeios Culturais

A região que foi desbravada por missionários aventureiros e depois colonizada por açorianos, tem suas tradições marcadas por referências religiosas. Hoje ainda pode-se ver nas comunidades o Terno de Reis, as Festas Juninas e o Boi de Mamão, o Cortejo Imperial na Festa do Divino Espírito Santo, dentre outras festas religiosas cultuadas em todas comunidades da cidade.

Visitação a ranchos de pesca

Os açorianos que aqui se instalaram tinham como atividade econômica a pesca, que atualmente ainda reflete na economia local. Em quase todas as praias é possível ver os ranchos de pesca e nos meses de maio a julho os pescadores ficam de prontidão a espera dos cardumes de tainha e anchova, deixando os praticantes de surf na areia da praia a espera das grandes ondas.

Visitação ao Museu da Baleia Franca

Aaptidãp pesqueira da região levou o Império a implantar, em 1796 a quarta estação baleeira do Brasil, a “Armação de Imbituba”. O barracão onde antes eram beneficiados os derivados das baleias mortas foi restaurado e hoje abriga o Museu da Baleia Franca. O museu é o primeiro da América do Sul a reunir informações sobre a existência das baleias, sua matança e a luta pela sua preservação.

Visitação aos Engenhos de Farinha

Antes da chegada dos portugueses, a região era povoada pelos índios carijós, destes herdamos a arte da produção da farinha de mandioca. Nas áreas rurais da cidade estão localizados vários engenhos, e estes são utilizados por várias famílias que se reunem para fazer farinha. A farinha de mandioca produzida na região é reconhecida e apreciada em várias partes do país, seja acmpanhada com o bom churrasco dos gaúchos, como na forma de pirão ou em variados tipos de farofas.

Temas que podem ser abordados sobre Bioconstrução:

  • Saneamento ecológico (banheiro compostável e bacias de evapotranspiração);
  • Aproveitamento de água das chuvas;
  • Técnicas bioconstrutivas (Superadobe, reboco natural, COB, estruturas em madeira e bambu);
  • Telhado vivo;
  • Paredes de garrafa;

Temas abordados no Kitesurf:

Noções de meteorologia, teoria do kitesurf, montagem do equipamento, controle da Pipa com segurança, Bodydrag e iniciação aos primeiros velejos, ficando de pé na prancha.

Temas abordados no Windsurf:

Noções de meteorologia e navegação, teoria do windsurf, montagem do equipamento, controle da vela, primeiros velejos, jibe e orça.

Stand up surfing:

O mais democrático dos esportes aquáticos, diversão para todas as idades, onde você apdrenderá sobre noções de meteorologia e navegação, maneira correta de usar o remo e a postura na prancha. Se tiver disposição você ainda aprende Pesca de Stand Up, e o surf nas ondas de Stand Up.


Coordenadas gerais

Município de Imbituba

Estrada Geral da Barra da Ibiraquera, s/n

Bairro Alto Arroio

Propriedade de 2 hectares

Possuindo um banhado, mata nativa e áreas em processo de Revitalização Ambiental com variadas árvores frutíferas e nativas

Aproximadamente 8 km do município de Imbituba, 3 km da Praia da Barra de Ibiraquera e a 500mts da Lagoa de Ibiraquera

Telefones para reserva:

(48) 9.9657-2028 – Felipe

(48) 9.9950-2211

E-mail:

moradaekoa@hotmail.com.br

bralip83@hotmail.com

moradaekoa.blogspot.com