Sítio Pasargada

Descrição da Propriedade:
O Sítio Pasargada fica localizado na Estrada Geral Rio da Prata, município de Anitápolis, oferece para os visitantes os serviços de hospedagem, refeições, trilhas e banho de rio. A hospedagem é realizada em chalés de madeira e a alimentação é preparada com produtos orgânicos, produzidos na propriedade ou por outros agricultores da comunidade. O casal, Fernado e Regina, buscam o melhor para o meio ambiente, vive em harmonia com a natureza, por isso seu projeto seu destacou no âmbito de energias renováveis.

Objetivo do Projeto:
Após visita do IDEAAS para avaliação da propriedade e duas visitas do Agricultor Fernando ao Centro de Estudos do IDEAAS no Rio Grande do Sul para conhecer diversas alternativas de energias renováveis, chegou-se a conclusão que o mais viável para o Sítio Passárgada seria implantar uma Roda d’ Água para mover uma Atafona que faz farinha de milho e fubá. Além disso, a Roda d’ Água também gera energia para iluminar o jardim.

Impactos:
No Âmbito ambiental trata-se de uma energia limpa, que não polui ou afeta o meio ambiente. A Roda d’ Água foi construída de forma que não desvia água do rio, ela foi emersa dentro do rio e se move com a força da correnteza. Em relação ao agroturismo agrega mais valor na propriedade, pois é um atrativo a mais que pode ser visitado e conhecido pelos visitantes. Outro benefício da implantação da Roda d’ Água é a redução do consumo de energia da rede e conseqüentemente dos custos com energia.