Acolhida na Colônia

Engenho Pedro Kuhnen

engenho-pedro-kuhnen01 engenho-pedro-kuhnen02 engenho-pedro-kuhnen03 engenho-pedro-kuhnen04 engenho-pedro-kuhnen05
<
>

História da Propriedade

O Engenho Pedro Kuhnen está localizado as margens da SC 370 que liga Grão Pará a Urubici e pela sua localização também é um ponto de informações turísticas. O Engenho foi construído por Pedro Kuhnen em 1972 para fabricação de melado, açúcar mascavo e cachaça e até hoje preserva sua estrutura original, por isso é tombado pelo IPHAN e é um dos principais atrativos histórico-cultural do município.

Em 1986 a filha Norma casou-se com Alvadi e desde então o casal assumiu as atividades da propriedade, mantendo a produção de derivados de cana de açúcar, estruturando a criação de gado de leite e iniciando o agroturismo.

Em 1998, quando aconteceu a sensibilização na região das Encostas da Serra para a formação da Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia o Engenho Pedro Kuhnen já se mostrou interessado e passou a fazer parte da Associação como sócio fundador.

O Engenho iniciou a atividade de agroturismo junto com a Acolhida na Colônia em 1999 com venda de produtos derivados da cana de açúcar (cachaça, licores, açúcar mascavo e melado) e informações turísticas, em 2005 com uma pequena reforma na cozinha o Engenho passou a oferecer refeições para grupos e visitantes e em 2016 foi construída uma Pousada de três quartos para hospedagem.

Especialidades culinárias

Gemüse (prato típico de origem alemã a base de batata inglesa e couve), polenta, aipim, galinha caipira e saladas sem agrotóxico direto da horta.

Trilhas e Cachoeiras

Na propriedade, em meio a mata preservada, uma trilha de aproximadamente 20 mim nos leva há uma deslumbrante cachoeira de 44 metros de queda.

Acomodações

Uma pousada aconchegante com três quartos de casal, um banheiro, uma sala e uma cozinha equipada para uso dos hóspedes. Um dos três quartos possui ar condicionado.

Produção da propriedade

Cana de açúcar sem agrotóxico para produção dos derivados e criação de gado leiteiro a base de pasto.

Leve para casa

Cachaça artesanal, licores, melado, açúcar mascavo e demais produtos coloniais produzidos na região.

Atividades de lazer nas redondezas

Pousada Recanto dos Pássaros, localizada há 7 km; Comunidade de Aiurê, localizada há 3 km e Serra do Corvo Branco, distante 15 km. Neste site você também encontra as demais propriedades associadas da Acolhida na Colônia e para maiores informações turísticas do município visite o site da Colônia Grão Pará www.coloniagraopara.com.br e da Prefeitura Municipal www.graopara.sc.gov.br/turismo

Coordenadas Gerais

Município: Grão Pará

Comunidade: Aiurê

Hectares da propriedade:
46 ha

Hectares de mata nativa:
15 ha

Km do centro: 11 km

Km de Florianópolis pela
BR 282 e SC 281: 175 km

Km de Florianópolis pela
BR 101: 195 km

Quartos: Pousada com três quartos

Telefones para reserva:
48-984743376 e 48-999314035

E-mail: acolhida@gmail.com

Facebook: engenhoPedroKuhnen

Site: www.coloniagraopara.com.br e
www.graopara.sc.gov.br/turismo

Experiências

  • Agroecologia
  • Armazém da Colônia
  • Banhos de Rio e Cachoeira
  • Educação Ambiental
  • Pescaria
  • Pousada Colonial
  • Restaurante Colonial


Conheça os Destinos & Experiências da Acolhida:

Siga a Acolhida nas Redes Sociais