Acolhida na Colônia

Artesanato Vó Tereza

vo-teresa02 vo-teresa01 vo-teresa03 vo-teresa04 vo-teresa05 vo-teresa06 vo-teresa07 vo-teresa08
<
>

História da Propriedade

O nome da Propriedade é em homenagem a Dona Tereza, agricultora, que com muita garra criou seus dois filhos trabalhando na roça. Hoje Dona Tereza é viúva, mora na propriedade com o filho, a nora Claudete e seus netos. O trabalho na agricultura é desenvolvido pelo filho e pelo neto e continua sendo o sustento da família. Para complementar a renda, Dona Tereza, que não pode mais trabalhar na roça, descobriu seu gosto e sua habilidade pelo artesanato e levou sua nora e netas para mesmo caminho. Elas criam e reproduzem maravilhosas peças de artesanato utilizando as técnicas de crochê, patchwork, bordados, colagem, costura e tricô.

A comercialização do artesanato acontece na propriedade, em pontos de vendas do município (Biscoitaria Doces Meri, Casa do Produto colonial na praça central do município), pela internet e também em feiras regionais, como na Feagro em Braço do Norte, que acontece uma vez por ano, na Agroponte em Criciúma, também uma vez por ano, entre outras.

A propriedade Artesanato Vó Tereza também recebe grupos para visitação e para Café da Colônia. Agende a sua visita!

Especialidades culinárias

Com predomínio da cultura alemã não pode faltar às delícias desta culinária típica, como rosca de polvilho, pão de milho, cucas, bolacha de natal, bolo de manteiga, chimia (doce caseiro) e pão caseiro.

Produção da propriedade

Gado de leite a base de pasto, criação de suínos no sistema de integração e um pequeno orquidário para comercialização e multiplicação de orquídeas.

Leve para casa

Artesanatos variados, desde pequenos mimos, presentes, peças de decoração, utilidades para cozinha, cama, mesa e banho, geleias, doces, pães e orquídeas.

Atividades de lazer nas redondezas

Os visitantes podem conhecer a Gruta Santa Luzia, distante 4 km, o Pesque e Pague Rohling, também associado da Acolhida na Colônia e que oferece almoço a base de peixe e almoço colonial, distante 800 m e a cachoeira Salto do Braço Esquerdo, distante 1 km. Neste site você também encontra as demais propriedades associadas da Acolhida na Colônia e para maiores informações turísticas do município visite o site da Colônia Grão Pará www.coloniagraopara.com.br e da Prefeitura Municipal www.graopara.sc.gov.br/turismo/

Coordenadas Gerais

Município: Grão Pará

Comunidade: Braço Esquerdo

Hectares da propriedade:
38 ha

Hectares de mata nativa:
9,0 ha

Km do centro: 6,5 km

Km de Florianópolis pela
BR 282 e SC 281:
172 km

Km de Florianópolis pela
BR 101:
192 km

Telefones para reserva:
48 984279591 / 48 999209735 / 48 984635329

E-mail: artesanatovotereza@gmail.com

Facebook: artesanatoVoTereza

Sites: www.coloniagraopara.com.br e
www.graopara.sc.gov.br/turismo

Experiências

  • Agroecologia
  • Armazém da Colônia
  • Atividades para Crianças
  • Café Colonial até 40 pessoas


Conheça os Destinos & Experiências da Acolhida:

Siga a Acolhida nas Redes Sociais