Este catálogo apresenta o resultado do esforço empreendido pela Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia e seus parceiros para o desenvolvimento da produção associada ao turismo* nas Encostas da Serra Geral Catarinense. Neste processo, é preciso destacar o esforço inicial de Maria Aparecida Medeiros e Lucas Tadeu Salgado, membros da Ecovila Encostas da Serra Geral. Em 2006 eles iniciaram os trabalhos junto ao “Projeto de Restauração do Conjunto Arquitetônico da Igreja Santa Catarina” em Santa Rosa de Lima, ação apoiada financeiramente pela Fundação Interamericana (IAF). Uma das atividades previstas neste projeto foi o desenvolvimento da produção artesanal em Santa Rosa de Lima. Ao realizar esta atividade, eles motivaram os artesãos locais de forma surpreendente, mostrando as possibilidades de geração de trabalho e renda na associação do artesanato ao turismo.

Em 2011, uma parceria da Acolhida na Colônia com o Ministério do Turismo possibilitou a contratação da empresa Etno Brasil. O trabalho da empresa esteve focado em aperfeiçoar aqueles produtos que já eram feitos na região, adequando-os ao mercado. Para isso, foram realizados durante o ano: diagnósticos, palestras, oficinas, assessoria aos artesãos, dentre outras atividades. Além disso, o trabalho foi estendido para os municípios de Urubici, Anitápolis e Rancho Queimado, além de Santa Rosa de Lima e, outros parceiros importantes foram incorporados ao processo, destacando-se as prefeituras municipais e a Epagri.

Ao final de 2011 foi selecionado um primeiro conjunto de produtos que serão apresentados neste catálogo. Este resultado deve ser considerado uma obra coletiva. O mais importante no conjunto destas vivências é assegurar valores de apreço ao mundo material e à cultura dos agricultores e suas famílias na construção de “produtos” que garantirão o sentimento de pertencimento e orgulho por aquilo que é único, pois reflete sua história de vida.

Os produtores, alguns com técnicas artesanais, utilizando recursos próprios e dominando o conhecimento, demonstraram ter confiança naquilo que é seu, possibilitando uma reflexão, um encontro com o autêntico para libertar-se da imitação e assim dar continuidade a obra de seus antepassados e contribuir com o resgate e permanência de formas originais da cultura catarinense.

Este catálogo apresenta, neste contexto, o resultado deste primeiro esforço da Acolhida na Colônia e seus inúmeros parceiros (pessoas e organizações) e, principalmente, dos artesãos das Encostas da Serra Geral.

Esperamos que gostem!!!

Para maiores informações e encomendas, clique aqui.

Clique no link para fazer o download do PDF

Download (formato PDF, 7.9Mb)

Clique para folhear o catálogo